Especialistas discutem inovação na indústria moveleira
Para debater a importância da gestão da inovação com foco na competitividade, aumento da produtividade e perfil dos novos consumidores, o Sistema FIRJAN promoveu o Seminário Setorial de Mobiliário. No evento, empresários, lideranças sindicais e especialistas analisaram formas de potencializar seus negócios por meio de uma administração mais eficiente e inovadora.
O diretor comercial da Linea Brasil, Sidney Nakama, apresentou o case de sua empresa e destacou que um dos caminhos que permitiu a diferenciação de seu negócio foi trabalhar a marca por meio do design e da inovação, o que possibilitou agregar valor aos produtos sem aumentar os custos de produção.
“Para alcançar uma fatia maior do mercado, é necessário oferecer soluções que sejam novas e sustentáveis, seguindo os valores da sociedade do século XXI. Os pilares da nossa empresa são excelência produtiva e transparência com o consumidor, voltados ao resultado, respeito, responsabilidade fiscal, social e ambiental”, disse.
Gabriel Pinto, gerente de Indústria Criativa da Federação, ressaltou a importância da Oficina SENAI de Marketing, que fomenta o setor moveleiro ao realizar diagnósticos dos perfis das empresas fluminenses para, então, qualificar e propor novos modelos de atuação com foco no escalonamento e na qualidade dos serviços prestados por elas.
“Pretendemos resgatar o DNA e gerar valor para o setor mobiliário fluminense em âmbitos nacional e internacional. Para isso, conectamos profissionais de marketing com os empresários do setor para que tragam esse olhar estratégico do mercado e os auxiliem a valorizar seus diferenciais competitivos, gerando oportunidade de reposicionamento ou maior visibilidade a essas empresas”.
Uma das apostas da Federação para responder aos atuais desafios das empresas é a Casa FIRJAN. O espaço, localizado no coração de Botafogo, se propõe a ser um ambiente para a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento de um Rio melhor, trazendo reflexão, engajamento, oportunidades de conexão e formação em novas competências. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2018.
Marco Aurélio Kumura, diretor executivo da MarketScape Company, avaliou como é o novo consumidor e a sua relação com o mercado. “O modelo de negócios do século XXI tem que ser voltado à experiência, fazendo com que o comprador gaste mais e se sinta satisfeito. Então, é fundamental avaliar quais são as necessidades do seu cliente para melhor atendê-lo”, afirmou.
Para Fernando Aguiar, presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campos dos Goytacazes (Sindimob Campos), a união do setor é fundamental para avançar e a FIRJAN tem canalizado ações nessa direção: “Desde 2010, realizamos missões nacionais e internacionais e reuniões setoriais para aumentar a competitividade da indústria moveleira fluminense”.
Reforma trabalhista
Outro ponto debatido durante o seminário foi como a reforma trabalhista, em vigor desde 11 de novembro, vai impactar o setor mobiliário. Pedro Capanema, consultor Jurídico da Federação, esclareceu dúvidas dos convidados sobre como a nova regra vai beneficiar empresários e trabalhadores por meio da desburocratização da relação entre empregador e colaborador.
O evento aconteceu em 27 de novembro no SENAI Tijuca.
Fonte: Sistema FIRJAN